Benefícios da Gestão Inteligente de Frotas

Benefícios de se aplicar a tecnologia para uma gestão de frotas inteligente

  • Coleta de dados sobre a movimentação dos veículos, que permite traçar um perfil de comportamento dos condutores e padrões de deslocamento das rotas: é possível encontrar softwares de fácil instalação que por meio de algoritmos de aprendizado da máquina, conseguem determinar – com alta precisão, quem é o motorista que está dirigindo naquele momento. Isso auxilia a empresa a identificar potenciais desperdícios de combustível e até mesmo os gastos excessivos com manutenção que tal método de direção pode causar.
  • Software para leitura do tacógrafo e telemetria para orientar condutores: julgados como “dedo-duro” pelos motoristas, a tecnologia na verdade torna-se aliada, visto que ela avalia quais condutas são perigosas para o condutor. Junto com a equipe, é possível melhorar o rendimento e reduzir o número de ocorrências, sejam elas de multas ou acidentes.
  • Alerta sobre situação de entrega: de todas as possibilidades que a tecnologia oferece essa é uma das mais utilizadas pelas transportadoras, independente do porte e permite que tanto gestor quanto cliente, monitorem o andamento da entrega.
  • Acesso do sistema e relatórios gerenciais em smartphones, tablets e computadores de mesa: com o tempo cada vez mais escasso, é difícil que o gestor consiga acompanhar via desktop o que acontece com a sua frota. Por isso contar com sistemas que sejam capazes de serem monitorados remotamente tem se tornado algo comum.

Com o mercado cada vez mais competitivo, incorporar softwares, dispositivos e plataformas online na gestão de frotas pode garantir dentre outras vantagens: a otimização de resultados, ampliação da rentabilidade, satisfação dos clientes, além de se destacar frente os concorrentes.

fonte: www.painellogistico.com.br

18